Hoax, quem nunca?

O texto abaixo é um post que escrevi em meu perfil do Facebook, a partir de um velho hoax* que anda circulando esta semana no feed de notícias. 

Eu fiquei me perguntando por que a gente caí na mesma cilada, inúmeras vezes. Talvez, o motivo seja vivermos tempos de correria insana, em que não é possível uma pausa para reflexão. Talvez, como eu escrevi abaixo, seja a nossa sede por justiça, que acaba nos cegando. 

Os hoaxes brincam com nossa ingenuidade, com nossa indignação, com a nossa preguiça de conferir a veracidade das informações. Sim, um hoax brinca de bobinho com a gente! E insistimos em querer participar diversas vezes. 

O preocupante disto é que muitos hackers aproveitam-se desta nossa fragilidade, soltando na rede hoaxes com vírus. Volta e meia, alguém tem seu perfil em rede social ou computador contaminado por cair nestas armadilhas.

Além disso, as redes sociais são canais poderosos de disseminação informação. Auxiliar uma família cujo integrante está desaparecido é algo super simples de fazer, por exemplo. Acontece que em tempos de tantos notícias mentirosas, como saber se aquela é verdadeira? Uma vida pode perder-se por conta do que parece ser uma brincadeira inocente (hoax). 

Enfim, muitas vezes, em redes sociais, me sinto como na fábula de Esopo, O Pastor e o Lobo.

::::::::::
Tentando entender por que alguns hoaxes se repetem - como a capa fake da Veja, com o ex-presidente. 
Esta semana já vi pelo menos quatro pessoas dos meus contatos compartilhando.
Em tempos de internet, as notícias internacionais, boas ou más, chegam rápido. Por que crer que uma notícia de 2012 chegaria só hoje - ou ano passado, quando este hoax circulou?
Talvez nossa fome por justiça faz com que não analizemos fatos, não procuremos fontes. Eu, quando tomada de indignação, tenho que respirar umas 999.999.999... para 'tentar' agir ou falar com clareza. Rs...
But, é isso. Hoax é o vírus da gripe da internet. A gente trata os sintomas, mas sabemos que ele sempre volta. 
(Não estou defendendo o ex-presidente - a minha maior decepção na política. É que HOAX é uma das coisas que mais deixam triste na internet, por que abusam da nossa boa fé e ingenuidade).


::::::::::



*Hoax: livremente, um hoax é uma mentira, geralmente de conteúdo apelativo, que é disseminado na internet via e-mail, de forma mais recorrente, nos dias de hoje, via redes sociais. Ex.: esta falsa capa de Veja, pessoas sequestradas, pessoas doentes, doações de iPhone, doações de dinheiro por  parte do Facebook por compartilhamentos, etc.



Em tempo: a Veja que está nas bancas é a Edição 2318 (24 de abril de 2013)



Comentários

Postagens mais visitadas