Quem elegeu a busca...

-->
“Quem elegeu a busca não pode recusar a travessia.”
- Guimarães Rosa


Há três anos eu comemorava, com duas amigas, o ingresso na faculdade de Letras. Até chegar aquele momento, muitas águas haviam corrido. E pensar que o Jornalismo era a minha paixão. Hoje, ao olhar para trás, confesso não ter equilíbrio, distanciamento emocional para lidar com vários fatos com que um jornalista se depara. 

Durante muito tempo eu adiei a entrada neste universo. Por questões diversas. Dinheiro, impossibilidade de cursar a faculdade sonhada, imaturidade, despreparo... besteiras. Um dia, simplesmente ouvi um conselho, sentei em frente ao computador, fiz a inscrição, prestei o vestibular, passei, matriculei-me na faculdade e, aos 33 anos (orgulho!) estou me formando: professora.

Alguém faz idéia do peso que esse título carrega? Da responsabilidade – quando se é responsável – de se saber parte importante do processo de aprendizagem de outro ser humano? Mais ainda: o quanto é difícil o ato de ensinar atualmente no Brasil, independente se na escola pública ou particular, porque a indisciplina não tem classe social?

O que sei é que tenho imensa vontade de ajudar a transformar esse país. A educação é mesmo o único meio possível. E, como disse uma professora minha, é um trabalho de formiguinha.

Sabe aquela professora que você se recorda com carinho de sua época de aluno do ensino fundamental ou médio? Eu me recordo de mais de uma. E quero ser uma professora lembrada no futuro por meus alunos, pelo que representei de positivo em suas vidas. Não é pretensão. É saber que eu tenho um compromisso com eles. Eles são o maior bem dentro de uma escola, sejam indisciplinados ou não, interessados ou não, motivados ou não. Esperam ser ouvidos e não são. Reagem de forma agressiva a indiferença ou a violência a que são submetidos. Nós também não reagiríamos assim?

O que sei é que em breve estarei dentro das salas de aula. Não mais como aluna. Não apenas como professora. Sobretudo, como aprendiz, que pretende aprender com os alunos o que eles têm a ensinar e dividir com eles o que eu aprendi.

Comentários

Postagens mais visitadas