Torta de Ricota by Gleide Morais

Sabe esses momentos em que a vida pede grande movimentação? E movimentação contemplativa (!). E contemplação para dentro. Para essas mudanças que vão ocorrendo dentro de nós.

Cozinhar, entre outras atividades, me proporciona uma conexão com o que de mais precioso vai aqui dentro. Concentração e o cuidado com os ingredientes. Misturar os sabores, sentir as texturas... provar, acrescentar mais um pouco do ingrediente que falta, para atingir o ponto certo.

Enquanto eu cozinho, eu viajo em mim. Para sarar dores, para procurar abrigo ou para ouvir a alma, vou para a cozinha - descobri os trabalhos manuais também, mas isso rende outro post. Não é hora de preocupar-me com dietas, peso e outras tolices. É hora de entrega, de cuidado, de (auto)observação. De buscar a receita que alimente o que deseja a alma.

Nem sempre a receita dá certo. As vezes, a massa desanda. Outras tantas, o bolo sai fofo e saboroso. Como na vida. Mas, se a receita sai a contento ou não, é o que menos importa. Não é necessário provar do prato pronto. O preparo é o mais importante. É o que ensina, o que acolhe, o que alimenta a alma, nutre... e cura.


Obs.: a Torta de Ricota - eu fiz e ficou uma delícia! - é receita da querida Ma Lusting. A receita desta e de muitas outras delícias está no blog Deli&Cia.



Comentários

Postagens mais visitadas