Parabéns, Sampa!!!

Tanta coisa para dizer e eu não sei o que escrever, por onde começar.

Sou plural demais... é verdade! Dentro de mim mora o mundo!!! E isso nem sempre é bacana.

Seria mais simples deixar as palavras fluirem. Simplicidade. Era isso que eu queria para escrever. Nada de superlativos, idéias brilhantes, palavras rebuscadas.

Posso começar dizendo que hoje é aniversário da minha cidade querida - que é tão parecida comigo e tão diferente ao mesmo tempo. Ah! E que está chovendo, para comemorar a data reafirmando que aqui é a "terra da garoa".

Continuando...

São Paulo é tão parecida comigo por sua pluralidade. Abriga o mundo. Abriga vários conceitos. Vários povos. Vários idiomas. Várias culturas. Diversas possiblidades. São tantos sons, cheiros, gostos diferentes. Arte e lixo morando lado a lado. Riqueza e pobreza. Daslu e Paraisópolis. Grandiosidades.

Dentro de mim mora uma São Paulo. Chopin e Chiclete com Banana. Sashimi e saparatel. Clarice Lispector e Stephanie Meyer (me rendi a série Crepúsculo!). Vitrine e A Favorita. Encontros casuais e romance. Cinema Paradiso e Sessão da Tarde. Isso só para citar algumas coisas.

Mas, São Paulo não pára mesmo! E eu gosto de parar. Gosto de me sentar, como fiz ontem, enquanto esperava uma amiga, numa mesa de bar e observar os carros e as pessoas que passavam. Adoro parar e contemplar. E isso é tão difícil em São Paulo. Combina com o mar, com o verde do campo. Até nossos parques não são lugares de descanso. São lugares para desviar dessa e daquela pessoa, para que o passeio "saúde" não acabe num esbarrão, que pode virar discussão, porque - característica máxima de paulistano - tudo é motivo de estress.

Eu amo a minha cidade! É verdade. De todo coração. Me orgulho de ser paulistana da Barra Funda com o mais puro sangue nordestino correndo nas veias! Quer coisa mais paulistana que isso?

É... no final até saiu alguma coisa. Queria fazer isso mais vezes. Todos os dias. Queria escrever muito mais do que faço.

Comentários

Postagens mais visitadas